Notícias

As 4 etapas CRUCIAIS de um financiamento

Postada em 05/04/2019 às 17:20:05

Compartilhar:

As 4 etapas CRUCIAIS de um financiamento
Saiba quais são elas e a descrição objetiva de cada uma

O financiamento em si, seja de um carro, um imóvel ou de qualquer outro bem, é um assunto complexo que demanda tempo, paciência e um básico conhecimento sobre o tema. Com isso, nós da JK Leal decidimos fazer um passo a passo, ou seja, uma explicação objetiva de cada processo que envolve o ato de financiar. Dá só uma olhada na ordem das etapas abaixo e fique por dentro do processo.

1. Simulação de crédito

A simulação de crédito é o primeiro passo de um financiamento. Com ela, é possível observar uma amostra dos valores de toda a negociação, através dos dados específicos do comprador, bem como o fornecimento do valor do imóvel pretendido.

2. Entrega de documentos necessários

A etapa mais simples da negociação, porém, a simplicidade desta não a faz desnecessária ou menos importante do que as demais. Consiste, basicamente, na coleta dos documentos pessoais do promitente, podendo variar de negociação para negociação.

3. Análise de crédito pelo banco

O divisor de águas de toda a negociação. Consiste na avaliação do perfil do comprador pelo banco responsável pelo financiamento. É a etapa onde a instituição avalia a real condição do cliente, ou seja, se ele possui crédito positivo, se costuma pagar suas contas em dia e se não possui pendências no mercado. Com base no resultado obtido, o banco decide se aprova ou não o prosseguimento do financiamento. Caso reprove, o cliente pode realizar uma nova avaliação de crédito após 3 meses da anterior.

4. Assinatura do contrato

A etapa que confirma a participação de todas as partes que envolvem a negociação. Desde o comprador ao vendedor, do gerente do banco ao mediador da negociação, tudo e todos que participaram de alguma forma do processo, devem assinar as vias do documento que afirma a compra e a venda de determinado imóvel.

Dentre essas, mais alguma etapas se fazem necessárias para a finalização do financiamento como um todo, como as taxas para a validação do imóvel (ITBI, registro de imóveis) por exemplo. Faleremos delas em um de nossos conteúdos exclusivos em um futuro próximo. Fique ligado!

Outras notícias

Chame a gente no WhatsApp